É tempo da FPB elaborar as regras do MB para todo o país.

Não é necessário inventar.

O exemplo que publicámos da Catalunha pode servir de exemplo .

Juntamos uma proposta recente de Santarém onde o MB está em franco desenvolvimento .

Propostas de regras para o escalão de sub-12.

Número de jogadores em campo: 5.

Tamanho do campo: 28m x 15m.

Justificação: Aproximar ao basquetebol formal, compreendendo mais cedo o espaçamento entre jogadores.

Tempo de jogo: 6 períodos de 6’, tempo corrido nos primeiros 5 períodos, no último se possível tempo com paragens.

Regras de utilização de jogadores: Cada jogador tem de jogar no mínimo 2 períodos até ao 5º período, e pode jogar no máximo 4 períodos, incluindo o 6º.

Um jogador só pode ser substituído nos primeiros 5 períodos por lesão, por ter atingido a 5 falta, ou por ser desqualificado. O jogador que entra a substituir, seja pelo tempo que for, fica já com este período a contar para o máximo de 4, mas não para o mínimo de 2. Ou seja, só pode participar neste período e em mais 3 no máximo, ou tem de participar neste período e em mais 2 no mínimo.

No último período as substituições são livres.

Justificações: Neste escalão, mesmo para jogadores que estão a começar, é mais proveitoso jogar em dois momentos do jogo mais curtos do que num mais longo.

Com estas regras a diferença de tempo de jogo entre jogadores é mais pequena, o que leva a que todos tenham mais oportunidades de desenvolvimento.

Pontos atribuídos aos lançamentos:

– Lançamento Livre – 1 ponto

– Lançamento dentro da área restritiva ou a pisar a área restritiva – 2 pontos

– Lançamento fora da área restritiva – 3 pontos

Justificação: Nos jogos destes escalões não existe incentivo ao lançamento exterior, dado que da linha de triplo uma criança desta idade tem de alterar a sua mecânica de lançamento para chegar ao cesto, com esta alteração à regra estamos desde cedo a criar condições para desenvolver o gosto pelo trabalho do lançamento exterior com qualidade.

Regra da bola ao ar: a bola presa é sempre da equipa que está no seu meio campo defensivo. No início de cada período realiza-se sempre bola ao ar.

Justificação: Com esta regra incentivamos a utilização das mãos para roubar a bola do atacante e o emprenho defensivo.

Marcação dos pontos no marcador: Cada período começa sempre com o marcador 0 a 0. No final soma-se todos os pontos de todos os períodos e determina-se o vencedor do jogo. Resultados oficiais nunca superiores a uma diferença de 40 pontos, por exemplo, a equipa que marcou menos pontos tem 18 pontos, a outra equipa terá no máximo 58 pontos no resultado final.

“A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro.” – John F. Kennedy

Proposta de João Antônio