Promovido pelo Clube Stella Maris de Peniche, o Pavilhão Polivalente de Peniche vai receber o 2.º Torneio Minibasquete – Monsenhor Manuel Bastos.

De acordo com o clube penichense, o torneio representa para muitos jovens atletas o primeiro contacto com a competição. Sendo por isso um momento de festa e uma celebração do futuro do basquetebol no distrito de Leiria.

O seu nome foi atribuído a uma das principais avenidas da cidade de Peniche.

Mas, para o Clube Stella Maris de Peniche, este evento é muito mais do que isso. É uma oportunidade de homenagear uma das principais figuras da cidade e também fundador do clube – Monsenhor Manuel Bastos, que dedicou a sua obra pastoral ao apoio social à comunidade, consolidando um património que engloba jardins-de-infância, creches, um clube recreativo e até um jornal quinzenal, empregando oitenta funcionários.

Nasceu a 5 de maio de 1922, em Matadussos, freguesia de Esgueira, concelho de Aveiro, tendo sido ordenado sacerdote em 6 de julho de 1947.

Foi sua a ideia de fundar um clube “Stella Maris”, para desenvolver atividades recreativas e desportivas de ocupação da população de Peniche e onde também se presta assistência espiritual.

É graças ao sonho e ao trabalho de Monsenhor Manuel Bastos que este clube existe, não só, mas também no basquetebol.

Por isso, bola ao ar e que comecem os jogos!