Este fim de semana marcou o fim de uma etapa muito especial: a conclusão da Certificação FIBA para o Minibasquete, que decorreu ao longo de dois anos e que culminou agora com a participação na Mini Convenção Europeia de Minibasquetebol, no Luxemburgo.

Juntamente com a Alexandra Meinêdo e Celso Casinha , e mais do que representar Portugal neste projeto internacional promovido pela FIBA, esta foi uma experiência única de formação e partilha com treinadores de mais de 30 países, onde pudemos conhecer diferentes realidades, metodologias e formas de viver o minibasquete.

Durante estes dias, refletimos, treinámos e discutimos o jogo com alguns dos melhores especialistas de formação da Europa e não só. Destaco as sessões com Sergio Lara-Bercial, sobre progressão pedagógica e táticas ofensivas em contexto U12, e com Milena Moulisova a e Marius Huth, que abordaram aspetos técnicos fundamentais e formas inovadoras de ensinar. O entusiasmo de Maurizio Cremonini e a visão inspiradora de Theren Bullock, com o projeto Basketball For Good, mostraram como o basquetebol pode ser uma ferramenta de desenvolvimento humano e de inclusão social.

Mais do que uma convenção, foi um momento de verdadeira reciclagem de conhecimento, de sair da zona de conforto, de ouvir, questionar, repensar e aprender.Um enorme obrigada à Federação Portuguesa de Basquetebol .Volto a casa com a certeza de estar mais preparada, mais consciente e mais motivada para continuar a contribuir para a melhoria do basquetebol português, sobretudo na base, onde tudo começa.

É um privilégio fazer parte deste grupo, levar as cores de Portugal, e sentir que também fazemos parte deste movimento europeu de evolução constante do jogo. Viva o Minibasquete!

Paula Seabra