Após uma semana de férias Natalícias para uns e de trabalho para outros, gostava de deixar aqui o meu profundo reconhecimento a duas jovens atletas do clube, Anita e Vitória.
Não duvido que haja muitas mais Anitas e Vitórias por cá, mas estas são as que no momento nos dão uma lição de Humildade.
“Um dos maiores tesouros da Humanidade é sem dúvida a Humildade.”
“Humildade vem de humilis e esta de húmus, aquilo que dá alimento e vida à terra e a faz fértil, útil e próspera. O húmus é aquilo que a própria vida dá de si, generosa periodicamente, num ciclo de crescimento renovação que permite à Natureza desenvolver-se eternamente. Ser humilde é saber renunciar ao acessório para se concentrar naquilo que realmente gera prosperidade. Em última análise, ser humilde é ser generoso.”
Esta definição de humildade é claramente o que estas duas jovens nos dão. Apesar da sua tenra idade, pois são Sub12, foram chamadas a trabalhos de seleção distrital todas as manhãs durante 1h30m. No entanto sem qualquer altruísmo, comparecem nos treinos do clube da parte de tarde nos escalões de S14 e S16 o que perfaz um número de horas de trabalho diário de 4h30m. Mas, para meu espanto, após 2 dias exigentes de trabalho, a reação natural destas atletas seria de cansaço, mas não, no 3º dia de trabalhos treinaram 6h. Sim 6h de empenho, vontade, alegria e entrega.
Além do reconhecimento que lhes prestamos, queremos elogiar os progenitores destas jovens, por serem fantásticos no apoio dado às mesmas e na sua também humildade, a forma como assistem aos jogos e nos passam despercebidos.
“Muitas vezes as pessoas sentem-se confortáveis com a vaidade. Que aconteceria se nos libertássemos dela? Em primeiro lugar, deixaríamos para trás as falsas ideias de grandeza que conduzem em muitos casos à autodestruição. Em segundo lugar, aproveitaríamos a energia disponível para nos entregarmos àquilo que realmente importa: cultivar a excelência e ajudar os que nos rodeiam a reconhecer as suas qualidades, as suas virtudes e a brilhar.”
Não sabemos o que o futuro reserva a estas jovens, mas temos a certeza de que, o que escolherem fazer, farão com empenho, dedicação e muita determinação. Estes são os principais adjetivos que determinam o SUCESSO.
Obrigado Anita e Vitória pelo excelente exemplo que são para nós NCRV
António Santos
Coordenador Técnico
